Neuroplasticidade - O que é?

A capacidade do nosso cérebro mudar de acordo com um estimulo e criar novos caminhos é conhecida por neuroplasticidade.

Sabes o que é a neuroplasticidade?

A capacidade do nosso cérebro mudar de acordo com um estimulo, criar novos caminhos é conhecida por neuroplasticidade. 

Dar atenção a uma criança, desde que nasce, tem um impacto enorme a longo prazo no seu desenvolvimento. O numero de conexões cerebrais que a criança forma e mantém depende do cuidado que ela recebe. Consistência e cuidados responsáveis provocam mudanças positivas no cérebro, tal como estímulos ambientais. Uma grande variedade de experiencias visuais, auditivas e sensoriais, promovem conexões neuronais.

A quantidade de stress criada por experiencias negativas também afeta o desenvolvimento do cérebro. Excesso de estímulos, sejam eles auditivos ou visuais podem causar stress negativo nos bebés. Quando sob stress o corpo produz um esteroide designado por cortisol, que em grandes quantidades é altamente prejudicial, podendo levar a problemas de memoria ou até mesmo dificuldade na gestão de emoções. Uma criança que está constantemente exposta ao stress pode desenvolver conexões que despoletam ansiedade, medo ou desconfiança. Estas crianças podem crescer infelizes, tristes, zangadas ou até mesmo com problemas de auto controlo.   

Ter alguns conhecimentos básicos sobre como funciona e se desenvolve o cérebro pode ser extremamente útil para todos os pais.

Ao nascer, o bebé tem quase a totalidade dos cem mil milhões de neurónios que terá quando for mais velho. A principal diferença entre o cérebro da crianças e o do adulto é que esses neurónios terão desenvolvido triliões de conexões entre si.

A cada uma dessas conexões chamamos sinapses. Cada uma destas conexões pode traduzir-se numa aprendizagem que o cérebro da criança realizou. Dar atenção a uma criança, desde que nasce, tem um impacto enorme a longo prazo no seu desenvolvimento. O numero de conexões cerebrais que a criança forma e mantém depende do cuidado que ela recebe.

Quando falas com o teu filho, quando brincas com ele, quando lhe dás um beijo ou simplesmente quando ele te observa, o seu cérebro realiza conexões que o ajudarão a enfrentar a sua vida como adulto.

Cada coisa que ensinas ao teu filho vai ficar gravada em forma de conexão e provavelmente irá acompanhá-lo o resto da vida.

Compreendemos assim como, nós pais, podemos influenciar de forma muito positiva o desenvolvimento cerebral dos nossos filhos. Utilizar estratégias que tenham por base o que se conhece hoje do desenvolvimento do cérebro permite a criação de ligações mentais que ficam para a vida e que ajudam a crianças a um desenvolvimento pleno tanto a nível intelectual como emocional.

E é isto que nos diz a Parentalidade Consciente, educar com o coração mas com base na ciencia.

Queres saber mais sobre a Parentalidade Consciente?

Contacta-me ;)

Categorias: Parentalidade Consciente